quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cogerh e Comitê da Bacia do Salgado realizam reunião em Lavras da Mangabeira



A Cogerh – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, através do Comitê da Bacia do Salgado, gerenciado por José Yarley de Brito Gonçalves, realizará amanhã na sede do Cobec, distrito de Quitaiús, a reunião que irá avaliar a Alocação de Águas do Açude Rosário, com o principal objetivo, diagnosticar a situação atual do reservatório, bem como os múltiplos usos da água. A reunião está marcada para as 08:30h. 



O nível do reservatório de águas daquele açude está muito baixo, apenas 15,35% de sua capacidade, de acordo com o ultimo levantamento divulgado pela COGERH; O que tem sido motivo de preocupação por parte das autoridades competentes e da população em geral, que temerosos com a possibilidade de mais um ano de seca, visam criar meios para melhor aproveitamento e consumo da água.



De acordo com a Funceme -  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a previsão de chuvas para o Ceará não é animadora. Oficialmente a quadra invernosa no Ceará começou dia 1º de fevereiro e se estenderá até abril, mas as chuvas que tem banhado a maioria dos municípios do Ceará, especialmente Lavras da Mangabeira, não tem sido suficientes para manter sequer, a esperança do homem do campo, se confirmando a previsão da Funceme. 

A  probabilidade de chover abaixo da média no Estado é de 40%. As chances de ter chuva acima da média são de apenas 25%, contra os 35% considerados ideais. A Funceme prometeu apresentar um novo prognóstico neste mês(fevereiro).

O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município, Gilson Batista Maciel, estará presente à reunião.






Nenhum comentário:

Postar um comentário