sábado, 3 de janeiro de 2015

Professores de todo o País estão insatisfeitos com a nomeação de Cid Gomes

Os professores da rede pública de ensino do Ceará, solidarizados por professores de todo o País, não estão nada satisfeitos com a escolha da Presidenta Dilma Roussef, em nomear o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, como novo Ministro da Educação. O motivo seria declarações feitas por Cid, em 2011, dirigidas aos professores da rede estadual de ensino do Ceará, em greve. Os professores reivindicavam aumento de salário e a resposta do governador  foi a seguinte: 

 “Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro”. 

A declaração foi amplamente criticada na época, e o governador viu-se obrigado a se retratar diante da população. O curioso é que ao tentar se retratar ele reafirmou  o que havia declarado, mudando apenas o tom de voz:

“Isso é uma opinião minha que governador, prefeito, presidente, deputado, senador, vereador, médico, professor e policial devem entrar, ter como motivação para entrar na vida pública, amor e espírito público”, declarou. "Quem está atrás de riqueza, de dinheiro, deve procurar outro setor e não a vida pública”, completou.

Gardênia Baima, secretaria do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), disse que  “A Uece [Universidade Estadual do Ceará] reiteradas vezes paralisou as atividades em greves. Talvez tenha faltado mais negociação, o redimensionamento do financiamento para que a educação não esteja sempre nas cotas das despesas, mas de investimentos”.

O novo cargo, inclusive, já pode começar envolto de uma relação conflituosa com o corpo docente federal, posiciona-se a secretaria da Sindiute.  “O primeiro desafio vai ser o de tentar o piso nacional dos professores, que tem como data base janeiro”.
Com informações do portal Uol.
Vera Cavalcante




Nenhum comentário:

Postar um comentário