terça-feira, 6 de janeiro de 2015

FUNCEME: Previsão de chuvas abaixo da média em 2015

A Fundação Cearense de meteorologia(Funceme) mantém o  prognóstico para a estação chuvosa deste ano: janeiro, fevereiro e março. De acordo  com o órgão, as chuvas ficarão em torno de 55% abaixo da média histórica. A previsão tem tirado o sossego do homem do campo e da cidade, uma vez que todos sofrem com a estiagem. Segundo a Funceme, este poderá ser  o quarto ano consecutivo de secas. Muitos animais morreram no decorrer desses três ano, de fome e de sede.

Vinte municípios cearenses sofrem com  a situação crítica de falta de água. Em Jaguaretama, município considerado em pior situação pelos especialistas, segundo reportagem do jornal Diário do Nordeste, o abastecimento está sendo realizado por carros pipas. As obras emergenciais: Poços profundos, cisternas, adutoras e até mesmo carros-pipas demoram a chegar no campo; e o agricultor, com sua família e animais padecem.

Apesar de ter chovido em alguns municípios no decorrer dos primeiros cinco dias do ano, a Funceme mantém o prognóstico de 55% de chuvas abaixo da média.  A seca em 2014, foi considerada a pior dos últimos 50 anos no Estado, e a previsão de mais um ano de seca, deixa o coração do agricultor desanimado. O governador Camilo Santana prometeu empenho nas ações para amenizar o sofrimento do rurícula.

Uma dessas ações governamentais aconteceu na ultima segunda-feira(05/01), quando o Comitê Integrado de Combate à Seca realizou, em Fortaleza,  a primeira reunião do ano de 2015. A reunião foi presidida pelo recém-empossado Dedé Teixeira, Secretário de Desenvolvimento Agrário. O Secretário quis conhecer à fundo a situação hídrica dos municípios, que foi exposta pelo o coordenador de Gestão Hídrica, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Gianni Lima. Segundo Gianni, dos vinte municípios em situação crítica, 12 não contam sequer  com programas emergenciais para suprir a falta de água. A  meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, também participou da reunião e confirmou o prognóstico da Funceme para este ano.


Os vinte municípios em situação crítica com a falta de água são:

Apuiarés, Miraíma, Canindé, Caririaçu, Crateús, Irauçuba, Jaguaretama, Maranguape, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Pereiro, São Luis do Curu, Senador Sá, Tauá, Tejuçuoca, Uruoca, Ipaporanga, Mineirolândia e Jaguaribe.

Com informações do jornal Diário do Nordeste
Vera Cavalcante




Nenhum comentário:

Postar um comentário