quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vacinação Contra Febre Aftosa: Lavras da Mangabeira ultrapassa meta estabelecida pelo MAPA



A Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará(Adagri), escritório regional em Ipaumirim, divulgou hoje(19), o resultado da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para os municípios de Baixio, Ipaumirim, Umari e Lavras da Mangabeira.

De acordo com o Relatório, Lavras da Mangabeira vacinou nesta segunda etapa, 25.613 de um total de 27.032 bovinos, ou seja 94,75% do rebanho existente no município.

O município lavrense ficou acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento(MAPA), que era de 90% do rebanho imunizado. Graças ao grande esforço feito pela Fiscal da Adagri, Dra Clarissa Neumam, o Técnico em Agropecuária, Rui Rodrigues, e a Agente Administrativa, Séfora Carvalho, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Lavras da Mangabeira e a colaboração de todos os Criadores.

O município de Baixio e Umari alcançaram a meta de 100% do seu rebanho vacinado. Ipaumirim atingiu 97,15%.

Nesta terça-feira (17) a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), através do seu Secretário Nelson Martins e Secretário Adjunto Amorim Rodrigues, junto a vinculada Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), representada pelo o Presidente Augusto Júnior, o Diretor de Sanidade Animal, Amorim Sobreira e o Coordenador Estadual da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio divulgaram o resultado geral da campanha no Ceará, através de uma coletiva realizada no gabinete do secretário.

A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), seria de vacinar 90% dos rebanhos bovinos e bubalino e que, graças a colaboração dos parceiros e dos produtores, o índice foi alcançado com êxito, pois o estado alcançou uma cobertura vacinal superior a 90%.
Neste ano o Ceará alcançou o reconhecimento nacional de livre de febre aftosa com vacinação e será submetido ao reconhecimento internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, em maio de 2014.
Segundo o presidente da Adagri, Augusto Júnior o Estado já está preparado para receber em fevereiro de 2014 auditoria da OIE- que será bastante positiva para o reconhecimento e para o crescimento econômico através do aumento das exportações de produtos de origem animal e vegetal.
Para o secretário Nelson Martins “o compromisso tem sido muito forte e nossos criadores já estão bastante conscientes da importância de vacinar o rebanho” afirmou o mesmo. Apesar de 2 anos de seca o estado pode considerar que o índice de mortalidade de cerca de 4% foi baixo, se considerado este a outros estados do Nordeste.
De acordo com Dr. Amorim Sobreira as conquistas se devem a todo o conjunto de esforços dos servidores fiscais e agentes, EMATERCE e demais parceiros, que apoiam as ações para livrarmos definitivamente o Estado dos riscos da febre aftosa.

Fonte: Adagri
Vera Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário