segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"O sonho do cearense é ter Eunicio Oliveira como Governador", diz presidente Nacional do PMDB

A situação do PMDB na sucessão estadual ainda gera questionamentos e especulação nos bastidores da política do Ceará. Segundo o vereador Elpídio Nogueira (Pros), um acordo está caminhando para que o PMDB apoie um candidato do Pros ao Governo do Estado, nas eleições de outubro de 2014. Segundo disse, Eunício Oliveira (PMDB) é um grande nome para entrar na disputa, mas observa que a tendência é de que o governador Cid Gomes decida por uma candidatura dos quadros que compõem o Pros.
A informação do vereador contraria toda a movimentação do senador peemedebista vista até o momento. Eunício não dá sinais de que possa recuar da decisão de ser candidato à sucessão de Cid Gomes. No final de semana, Eunício Oliveira comandou um encontro regional da legenda na região do Cariri. Na ocasião, o presidente nacional do PMDB em exercício, senador Valdir Raupp (PA), declarou que o PMDB do Ceará terá todo o apoio do PMDB Nacional para “realizar o sonho dos cearenses, elegendo Eunício Oliveira governador”.
Raupp ainda ressaltou que as pesquisas de opinião pública indicam que Eunício terá a missão de comandar o Estado a partir de 2015 e que o correligionário tem condições de se tornar “o maior governador da história do Ceará”.
CANDIDATO ÚNICO
De acordo com Elpídio Nogueira, a bancada de vereadores filiados ao Pros defende que o partido tenha candidato próprio à chefia do Palácio da Abolição. O partido continua avaliando os nomes, que podem ser o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, o vice-governador Domingos Filho, o ex-ministro Leônidas Cristino, o deputado estadual Mauro Filho ou a secretária da Educação, Izolda Cela.
“Nosso partido tem grandes nomes que podem continuar com o atual projeto que está desenvolvendo o Estado”, assegura, acrescentando que o escolhido deverá ser aquele de maior capacidade de apelo eleitoral.
O vereador defende que a coligação tenha apenas um candidato ao governo do Estado, que deverá ser do Pros, com apoio do PT, do PCdoB e do PMDB. “Eu boto muita fé de que vai ser apenas um candidato da coligação ao governo do Estado e que o nome escolhido vai ser do nosso partido”, arrisca.
IRREVERSÍVEL
Já o deputado peemedebista Mauro Benevides acredita que a candidatura do senador Eunício Oliveira à sucessão estadual é irreversível. Segundo afirmou, dentro do PMDB o nome do parlamentar é consenso e isso dá força para ele seguir em frente com o projeto de governar o Ceará a partir de janeiro de 2015.
Por outro lado, admite que Eunício poderá enfrentar dificuldades, porque o ex-ministro Ciro Gomes continua defendendo a candidatura própria do Pros. Benevides acredita que essa dificuldade, no entanto, poderá acabar, porque a presidente Dilma Rousseff (PT) reunirá líderes, quando o vice-presidente Michel Temer expuser a dificuldade do PMDB no Ceará.
Conforme o deputado, o importante seria que a coligação situacionista tivesse apenas um candidato ao governo. Ele disse que pode acontecer de o PMDB e o Pros apresentarem candidatura própria, prevendo que a decisão aconteça somente em março.
O deputado disse que Eunício Oliveira não abrirá de postular o governo do Estado no próximo pleito eleitoral, porque “ele está crescendo muito no interior cearense por ocasião dos encontros regionais do PMDB”. Benevides acrescenta, ainda, que partidos da coligação já estão acenando para fazer aliança com o PMDB para apoiar a postulação de Eunício a governador.
Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário