segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MAS O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE TANTO OUVIMOS FALAR?

Por Vera Cavalcante


Há quem afirme categoricamente que desenvolvimento sustentável é preservar o meio ambiente. Sim, faz parte, mas não se trata apenas desse importante fator. Desenvolvimento Social está atrelado, em uma relação intrínseca, com o crescimento econômico de um País com o objetivo sim, de preservar o meio ambiente, garantindo o desenvolvimento social para a atual e as futuras gerações.


Desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado com justiça social, o cidadão tem direito de acesso a serviços públicos de qualidade. Para que haja desenvolvimento sustentável é necessário harmonia entre: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e justiça social. Para que isso tudo aconteça é necessário que os gestores se empenhem em fazer valer o direito do cidadão, e que esses mesmos cidadãos tornem-se mais conscientes para assim poder cobrar aquilo que deveria estar posto à mesa para lhe servir.


Direitos estes promulgados em Lei e pagos previamente através de altos impostos. Sabemos que para formar um(a) cidadão(ã) consciente de seus deveres e direitos  é preciso investimento do Estado, investimento esse, ao que parece, não é lucrativo para a política partidária que comanda este País, onde a maioria dos gestores públicos que ai estão se utilizam dos direitos do pobre, sendo pouco ou nenhuma vez punido por isso. A corrupção tem tirado o direito e a liberdade de viver no Brasil, tem patrocinado a miséria e a morte de milhões de pessoas através da negligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário