quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lavras da Mangabeira - Quatorze toneladas de mel de abelha foi comercializada para o exterior até agora

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Lavras da Mangabeira, juntamente com o SEBRAE e com o apoio da Prefeitura municipal intermediou mais uma venda de mel de abelha produzido pelos apicultores lavrenses a um preço de R$ 160,00 reais o balde de 25 Kg vendido diretamente a uma empresa que exporta mel para a Europa e Estados Unidos, sem a ação de atravessadores, conseguindo assim melhorar a renda dos apicultores e suas famílias, que vivem diretamente da extração de mel de abelha.
Esquerda para direita: Ciron, Fco Dondi, Clodoaldo, Prof. Gilson,
Francisco José
Foi comercializado nesta ultima colheita um total de 6.100 kg de mel, totalizando desde o começo do ano 14 toneladas de mel de abelha (aproximadamente 50 tambores de 200 litros cada), isso graças à parceria que a Prefeitura municipal de Lavras firmou com o SEBRAE colocando um consultor especialista para cada área de produção agrícola deste município. A previsão para este ano é de 30 toneladas de mel, ultrapassando a meta alcançada nos últimos dois anos.

E na área da apicultura o consultor é o Engenheiro Agrônomo e Apicultor Francisco Dondi Neto que vem dando total apoio aos apicultores lavrenses que tem interesse em melhorar sua produção de mel, e também aqueles que querem começar a criar abelhas através do acompanhamento em consultorias, cursos de capacitação e na comercialização da produção.


Vários apicultores têm procurado a Secretaria de Agricultura Recursos Hídricos de Lavras da Mangabeira para terem este apoio do SEBRAE, é que eles estão bastante otimistas com o aumento da produção através da introdução de novas técnicas de manejo de colmeias fazendo com que haja um aumento na  produção de mel e, consequentemente, de suas rendas dando assim uma vida digna a seus familiares. 

E o Secretário de Agricultura, Professor Gilson Maciel, tem trabalhado bastante para melhorar a vida do agricultor, atendendo suas necessidades, com a introdução de novas técnicas agrícolas para aumentar suas produções, porque um dos lemas da Secretaria é “plantar conhecimentos e colher resultados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário