quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Icó-CE poderá perder campus da Universidade Federal do Cariri por falta de indicação de terrenos

O vizinho município de Icó corre o risco de perder a instalação do campi da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Isso porque a prefeitura não indicou, até agora, terrenos para a construção do mesmo.

A Universidade está conversando com o DNOCS, vendo a possibilidade deste fazer a doação de um terreno localizado no Bairro Gama, daquele município, mas em Ofício emitido à Reitoria em 22 de junho de 2015, tornado público somente agora, foi informado a impossibilidade de doação por parte daquela Autarquia. O Diretor Geral, Engenheiro  Walter Gomes de Sousa, alegou que o terreno fica localizado dentro do perímetro irrigado Icó-Lima Campus  e que irá integrar a área de reserva legal, por este motivo a doação não é possível.

A Universidade está funcionando a pouco mais de um ano naquela cidade, em uma escola municipal localizada na Avenida Ilídio Sampaio. Na mesma Avenida está instalado o Escritório do IESA – Instituto de Estudos do Semiárido, integrado à Universidade.

A Universidade oferta atualmente o curso de Bacharelado em História com ênfases em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural e Gestão do Patrimônio Socioambiental, com duas turmas. Em 2016 será ofertado o curso de Gestão Pública.

Se a prefeitura de Icó não fizer a indicação de terrenos dentro do prazo estabelecido pelo MEC, ou seja até outubro, o campi será construído em outro município que dispor de terrenos para doação.

Alunos da UFCA estão se mobilizando nas mídias sociais contra a decisão do DNOCS. A intensão dos estudantes é mobilizar toda à sociedade e chama-la para fazer parte dessa luta. A construção do campus da Universidade em Icó trará benefícios imensuráveis para o município e toda a região que compreende o centro sul do Estado.  

A Universidade ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão do Dnocs. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário