sábado, 7 de março de 2015

Lavras da Mangabeira - distribuição de Palma forrageira alimenta esperança de criadores de gado em tempos de seca

Mais de 40(quarenta) produtores rurais lavrenses foram contemplados com a distribuição de 260 milheiros de palma forrageira, variedade "miúda", durante o mês de fevereiro de 2015. A Palma foi introduzida no Nordeste brasileiro no final do século 19 para início do século 20, através do empreendedor Delmiro Golveia, no Estado de Alagoas, sendo trazida do México. 

Em condições de sequeiro é possível a obtenção de rendimento superior a 100 toneladas de forragem verde por hectare a cada dois anos. Sendo alcançados 26 hectares plantados com palma forrageira no município, torna--se possível produção total de 2.600 toneladas, suficientes para o arraçoamento de mais de 400 matrizes bovinas durante um período de 180 dias em anos de escassez de chuvas, além de fornecer mais de 2 milhões e trezentos litros de água para os animais tratados. A variedade ofertada é resistente à "cochonilha do carmim" , praga que causa sérios danos à cultura da palma. 

O valor por cada raquete ou muda é de R$ 0,20, sendo reembolsados apenas R$ 0,04 por unidade após dois anos, através do Projeto Hora de Plantar da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado de Ceará, executado no município de Lavras da Mangabeira pela EMATERCE em  parceria com a Gestão Municipal, através da  Secretaria  Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e EEEP Prof. Gustavo Augusto Lima. 

A distribuição foi realizada nas comunidade Irapuá: dia 14.02.2015; Sede do Distrito de Amaniutuba, no dia 25.02.15; Vila Passos Felizes(Agrovila no Distrito de Quitaius) e EEEP Prof.  Gustavo Augusto Lima nos dias 26  e 27, respectivamente.

Fonte: EMATERCE local

Nenhum comentário:

Postar um comentário