segunda-feira, 28 de abril de 2014

FEBRE AFTOSA: Campanha de vacinação começa na próxima quinta-feira

A ADAGRI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, Gestor, Gustavo Augusto Lima Bisneto, Dr. Tavinho, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que tem à frente os Secretários: Gilson Batista Maciel e Ciron Alexandre Beserra, dará início a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, 2014.1,  neste município, de acordo com o Calendário oficial de vacinação elaborado pelo MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

A Campanha terá início na próxima quinta-feira(01 de maio) e se estenderá até o dia 31 do mesmo mês, sem prorrogação.

No Ceará, a última campanha realizada em novembro de 2013, imunizou 93.44% de todo rebanho bovino e bubalino, um total de 2.581.886 animais.

Em Lavras da Mangabeira o percentual de bovinos vacinados foi de 94.98%, 25.653, de um total de 27.010, dentro do prazo estabelecido pelo ministério, sem aplicação de multas.

O município lavrense alcançou um percentual acima do estabelecido pelo MAPA, que era de 90% do rebanho vacinado, ficando inclusive acima da meta alcançada pelo Estado.

O Produtor poderá comprar a vacina em qualquer Casa Veterinária, onde houver disponibilidade; após a compra o Agropecuarista deverá comparecer ao local indicado pela ADAGRI, em Lavras da Mangabeira este local é a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, com a nota fiscal da vacina para preencher a declaração de vacinação, onde deverá constar a quantidade de  vacinados, especificando idade e sexo dos animais.

Para este ano,  ADAGRI, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, representantes do MAPA, com a colaboração de todos os criadores trabalharão juntos no sentido de alcançar 100% no processo de  imunização do rebanho local.

A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, através do Secretário, Prof. Gilson Maciel, está montando toda estrutura para atender os cerca de 2000(dois mil) criadores.

De acordo com a ADAGRI, no ano passado o Ceará perdeu 4% do seu rebanho, em consequência  da seca, que assombrou o nosso Estado, numero este considerado pequeno, tendo em vista a gravidade da estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos. Esse numero deve diminuir consideravelmente, isso porque os animais têm neste início de ano água e pasto suficientes, devido a quantidade de chuvas que vem banhando o nosso sertão, contrariando inclusive o diagnóstico da FUNCEME divulgado no início do ano.

"A febre aftosa é uma doença que atinge principalmente o gado, mas que pode atingir o ser humano se este consumir, por exemplo o leite ou a carne contaminada com o vírus, ou entrar em contato direto com as secreções do animal doente".
Vacinar os animais duas vezes a cada ano é Lei, o Produtor que não vacinar será multado e poderá ter sua propriedade interditada, ficando impossibilitado de movimentar(comprar e vender) bovinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário